segunda-feira, 2 de abril de 2012

Yama Girls


Olá Gals!!!

Não eu não morri!!

Me desculpem pela sumida na blogosfera mas já estou de volta e com a corda toda!!

Hoje eu trouxe um post muito interessante que saiu no site Use Fashion sobre as Yama Girls!

Vamos conferir?


"As Yama Girls surgiram no Japão em meados de 2009, mas só vieram a ficar realmente conhecidas no final de 2010, depois que o auge da tribo Mori já havia passado. Ao contrário das Moris, as Yama apreciam um estilo de vida mais ativo e de fato vão às florestas e montanhas nos arredores das grandes cidades.


Yama, que siginifica “montanha” em japonês, batiza essas meninas e mulheres que estão movimentando o mercado do segmento. A maioria das Yama são jovens entre 20 e 30 anos, solteiras, que procuram usar seu tempo livre para fazer algo que está em voga e faz bem à saúde, e que provavelmente não conseguirão fazer com tanta frequência quando casarem ou tiverem filhos.
A aparição das Yama talvez seja reflexo de acontecimentos que abalaram o país nos últimos tempos, principalmente em relação à crise econômica e aos desastres naturais e acidentes nucleares ocorridos em 2011. A preocupação crescente com a saúde, vinculada à oposição onipresente da tecnologia avançada característica do país, vai ao encontro aos valores que as Yama cultivam.


Enquanto os números de adeptas cresciam rapidamente, as marcas de moda responderam com ênfase ao novo estilo criado. No fim, a Aigle registrou um crescimento de 19% nas vendas, enquanto a North Face registrou 10%. Ambas cresceram também no mercado de ações, recebendo atenção de investidores. “Montanhismo é uma tendência muito forte agora no Japão, seguindo o fluxo de esportes como yoga e corrida. Queremos fazer com que atividades ao ar livre se tornem esportes para a vida toda, não somente parte de um boom”, afirma Hikari Mori, gerente geral da famosa loja da marca North Face, em Goldwin.

Uma das principais fundadoras do estilo é a Yuri Yosumi, uma jovem designer que relançou seu blog Respect Nature (Respeite a natureza) em 2009, para contar sobre suas aventuras de finais de semana, virou celebridade entre as Yama. Uma viagem que fez às montanhas da Nova Zelândia  foi acompanhada por milhares e milhares de leitoras. Desde então, Yuri, inclusive, já colaborou com marcas como Aigler, Berghaus e Marmot, todas especializadas em outdoorwear. “Enquanto mantenho meu respeito à natureza, quero ajudar todas aquelas mulheres que ainda não estão familiarizadas com as experiências e descobertas do trekking e do montanhismo. Eu uso o conceito `aproveitando as atividades ao ar livre de saia´ como uma ferramenta para atingir esse objetivo”, diz Yuri.




 O conforto e a funcionalidade pesam tanto quanto o estilo: casacos quebra-vento, tecidos térmicos como o Gore-Tex, galochas de borracha, coletes acolchoados e mochilas anatômicas estão entre os itens preferidos. Estampas navajo e tingimentos tie-dye revelam também certas influências étnicas no look Yama.


 
 

Como ocorre com a maioria das subculturas no Japão, uma safra de revistas têm surgido para atender à demanda. A revista Randonnée, que significa “montanhismo” em francês, é considerada uma das principais publicações dedicadas às Yamas. Funciona como um crossover de revista de montanhismo e de moda.



Além dela, há outros exemplos como a OF Girl, Falo, Peaks e Garrrv. Há também o blog de Yuri Yosumi que, embora seja escrito em japonês, vale uma visita pelas imagens inspiradoras postadas lá. "

Fonte:


3 comentários:

José Victor Karam disse...

Não conhecia esse estilo, achei bem interessante a mistura de moda com montanhismo, com certeza é um estilo de vida bem saudável. Ótima postagem! ^^

Vicky disse...

Olha que interessante!nunca tinha ouvido falar dela *-*

Parecem moris ambientais *-*

Anônimo disse...

Que interessante mesmo!! nunca tinha ouvido falar!! adorei mesmo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...